Fonte de Água Morta


O cantor baiano Raul Seixas morreu há 21 anos, mas até hoje tem uma legião de fãs. Em uma de suas músicas mais conhecidas, “Água viva”, Raul diz conhecer uma fonte de água viva que mata a sede e que esconde os segredos da vida. Talvez, esta seja a Fonte da Gameleira. A Fonte da Gameleira deu origem à São Gonçalo dos Campos, cidade a 116km de Salvador, Reza a lenda que ainda no século XVII, pescadores encontraram nas águas da fonte a imagem do santo português. A devoção pelo santo fez nascer um arraial ao redor das águas. O arraial cresceu e hoje, tem mais de 30 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As águas da Gameleira são cercadas também de outros mistérios. Milagres que a medicina jamais conseguiu explicar aconteceram ali. Paulo Sérgio, 52 anos, coveiro, conta a história do paralítico que veio numa romaria de muito longe, bebeu e banhou-se da água e voltou pra casa andando. Outros casos de curas, principalmente de doenças de pele são relatados por populares. O pároco da cidade Aristóteles Silva, relata a incidência de curas milagrosas relacionadas à fonte.
Mas, de uma hora pra outra, o que era local de devoção dos religiosos se tornou caso de saúde pública. Uma análise laboratorial considerou que a água da Gameleira é imprópria para o consumo, por conta da sua proximidade com o cemitério. Desde então, o lugar que atraia romarias de diversas regiões da Bahia está vazio. Mesmo estando recém restaurada a fonte agora não passa de um local propício a ação de vândalos e a foco de mosquitos aedes aegypti. O secretário de agricultura e meio ambiente do município Murilo Costa Ferraz, diz que na ocasião da interdição estava participando de um curso em outra cidade e ainda não foi informado oficialmente sobre a interdição. O padre Aristóteles desaconselha o consumo da água, mas diz que a tradicional Romaria do Ouvinte, continuará acontecendo sempre no 2° domingo do mês de janeiro e os fiéis que desejarem, poderão visitar a fonte do milagre, desde que não entrem em contato com a água.


Foto: Larissa Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário