A Cidade e o Poeta

Caminhar pelas ruas da cidade de São Cristóvão, em Sergipe é uma coisa. Caminhar ao lado do senhor Manoel Ferreira dos Santos, é outra. Sentar-se pra bater um papo rápido então, é ter a chance única de fazer uma viagem no tempo. E a viagem pela história da vida do Seu Manoel se confunde com a história da própria cidade. São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil. Tem quatrocentos e vinte e um anos. Já foi a capital sergipana. Foi também palco de guerras e invasões holandesas e espanholas que a destruíram. Hoje reconstruída, soma uma população de quase oitenta mil habitantes.

Entre eles Seu Manoel, o poeta. Sentado na escadaria do prédio dos Correios, para descansar da caminhada. O hoje aposentado de oitenta e nove anos, é cumprimentado por todos que passam, alguns não se contentam simplesmente em reverenciá-lo, se aproximam, puxam conversa e fazem questão de receber ao menos um aperto de mão. O Poeta Manoel, nasceu, cresceu e morou a vida inteira em São Cristóvão. Veio da roça ainda pequeno. Na cidade casou-se, teve filhos, netos e bisnetos e entrou para a história política do estado de Sergipe. Chegou a ser deputado estadual. Depois de saber que estava eleito, sofreu um golpe da classe elitista da época e teve que dividir a cadeira com um adversário. Apesar dos pesares, ele ainda se recorda do anúncio feito por um locutor de rádio de que estava eleito e a festa da classe operária que o carregou nos ombros:

 - O tirbunal pronunciou o resultado. “Partido Trabalhista Brasileiro elegeu quatro deputados estaduais: Eugênio Lacerda, de Aracaju; Hildebrando Néopila, de Vila Nova; Iruphá Militão, que era o filho do presidente do partido, de Salgado Estância; e Manoel Ferreira doos Santos, da cidade de São Cristóvão.” Aí veio, aquela turma de operários cantando, aquela alegria, eu me levantei, saí com eles, fomos até um bar perto da antiga estrada de ferro. E lá, eu disse ao dono do bar: “ Faça o levantamento do seu estoque de comer e beber, libere para os amigos e amanhã me dê a conta.”

Ele ainda se candidatou ao governo do estado. Não se elegeu mas, entrou para sempre na história da pacata São Cristóvão. Virou a lenda viva, que hoje, se orgulha de ter filhos, netos e bisnetos, formados e trabalhando na capital, a maioria deles advogados. Hoje o que deixa esse homem de 89 anos e centenas de histórias feliz é viver para ver o tempo passar, prozear com os amigos, e recitar seus poemas.

Seu Manoel caminha tranquilo, feliz com aquilo que conquistou, sabe que o vigor da juventude já não o acompanha mais. Sabe que o fim está de fato mais próximo que o começo. Mas, sabe tambem que se não fosse por ele. Aquele seria um lugar diferente, talvez mais triste, talvez menos elegante. Mas, não gosta de pensar nessas coisas. Talvez também, por ter vivido o bastante pra saber que se ainda está vivo é por que ainda há muito para realizar. Conheça um dos poemas do Seu Manoel :

Solidariedade

Fé, coragem e dignidade
Em toda e qualquer circustância da vida
Para gozar tranquilidade
E viver de fronte erguida
Fé, patrimônio sagrado
Gratuitamente adquirida
Mérito assegurado
Nesta e em outra vida

Quem solidário sorri
Saboreando delícias
no decorrer da vida
E ao alcançar a velhice
Alcançará a vida eterna

Alegria meus amigos
Solidificando a solidariedade
Patrimônio de quem crê e ama
E preserva a dignidade
O presente que vos dedico
A título de homenagem
Com estima e respeito
Deste negro velho, feio
Seria o cântico dos pássaros

Um beijo no coração
A título de homenagem
Fiquei enriquecido
Por Jesus Cristo apaixonado
Muito obrigado


3 comentários:

  1. Fiquei muito emocionada de ler esse seu texto, Manoel Ferreira é meu avô, mais que isso é meu ídolo. Em nome dele lhe agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Juliana! A história de vida do seu avô é mesmo muito fascinante!

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de conhecer esse cidadão hj na cidade de São Cristovão, SE. É muito dificil se encontrar uma pessoa tão simpática, simples, bondosa e educada como é o Seu Manoel. Sou de Vitoria da Conquista, e só esse encontro casual com esse SENHOR, já me deixou muito feliz e alegre. Parabens à cidade e à comunidade de S. Cristóvão por ter o privilégio de desfrutar da sabedoria desse lindo cidadão.
    Um abraço.

    Marcos Araujo
    Vitoria da Conquista, BA

    ResponderExcluir