Torcer Para Quem?


Responda rápido. Qual o último clube do recôncavo a disputar a primeira divisão do campeonato baiano? Se você achou a pergunta difícil e não consegue, nem ao menos, se lembrar de uma possível resposta, você não está numa situação muito diferente dos apaixonados por futebol do recôncavo. Sem clubes da região na disputa, os amantes do esporte, hoje, engrossam o coro das torcidas de Bahia e Vitória, mas, nem sempre foi assim.

Faz tanto tempo, que pouca gente se lembra, mesmo. O último time da região a disputar a primeira divisão do baianão foi o Cruzeiro de Cruz das Almas, no longínquo ano de 2004. Naquele ano, o azul e amarelo, como era conhecido participou de uma acirrada disputa. Os principais adversários eram o Bahia, que havia acabado de ser rebaixado no campeonato brasileiro e o Vitória, que tentava alargar o sofrimento tricolor e era o atual campeão estadual. Após mais de três meses de épicas batalhas e grandes confrontos, o tigre de Cruz das Almas acabou rebaixado.

Na memória do torcedor cruz-almense, uma campanha permanece viva. Em 2002, a Federação Baiana de Futebol, separou os times do interior e da capital em duas fases distintas, criando o Campeonato Baiano só com times do interior e o Super Campeonato Baiano que teria Bahia, Vitória e os quatro melhores clubes do interior. O Cruzeiro então fez, simplesmente, a melhor campanha da sua história, sendo o segundo melhor da primeira fase, ficando atrás apenas do Palmeiras Nordeste. Na segunda fase, o time não conseguiu repetir as boas atuações e ficou em quarto lugar. O Vitória acabou campeão.

Depois de 2004, o clube nunca mais conseguiu se reerguer. A volta para a segunda divisão afastou patrocínios e a torcida. Jogadores foram embora e o Cruzeiro não lucrou em praticamente nenhuma negociação. O time que já havia conquistado a série b em 1998 não conseguiu repetir o feito. Os anos se passaram e o time definhou em dívidas. No auge da crise, chegou a ficar inativo. O fim estava próximo.

O Cruzeiro retomou suas atividades no ano passado. Graças a uma parceria com a prefeitura que criou o projeto social “Construindo o Futuro Através do Esporte”. Uma grande peneira com mais de mil jovens de 7 a 17 anos. Os melhores foram selecionados para integrar a divisão de base do azul e amarelo. Agora em 2012, O time conquistou o vice-campeonato do torneio seletivo da FBF para a segunda divisão do campeonato baiano, competição que o azul e amarelo não disputa desde 2004.

Com isso, o Cruzeiro está de volta a briga para chegar a elite do futebol estadual e representar o recôncavo na primeira divisão. O novo desafio começa no dia 28 de abril, além do Astro, o Cruzeiro terá como adversários: Botafogo, Galícia, Ipitanga, Ypiranga, Colo Colo, Guanambí, Jacuipense, Jequié, Astro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário