Ex-atleta cachoeirano propõe mudanças no Campeonato Intermunicipal


“A ideia é criar um campeonato mais justo, com chances iguais para todos, tendo a prefeitura dinheiro, ou não.” É com essa idéia que o ex-atleta e hoje comerciante Ciro, conhecido popularmente, em Cachoeira, como Ciro da Farmácia, vem desenvolvendo em segredo, desde os anos 80, um projeto que promete dar maior igualdade de chances a todas as seleções que participam do Campeonato Baiano Intermunicipal. Segundo ele, o projeto agora está na fase final e deverá ficar pronto no começo do ano que vem, quando ele pretende torná-lo público. Ciro contou em primeira mão ao A Cachoeira, alguns detalhes das mudanças que pretende ver implantadas na organização do torneio.

O primeiro e principal objetivo é aumentar o número de cidades que participam do campeonato. Em 2011, apenas 64 das 467 cidades baianas participaram do torneio, o que Ciro classifica como, inadmissível. O problema é gerado pelo alto custo que a inscrição de um time no torneio rende as prefeituras. Com a implantação do novo projeto, os gastos seriam reduzidos. “De cara, nós teríamos um intermunicipal com a participação de pelo menos 200 cidades.” Afirma o empresário.

Outro problema, de acordo, com o comerciante, é que a Federação Baiana de Futebol (FBF) não interfere nas negociações com os atletas. “Hoje está cheio de jogador que nasce numa cidade e vai jogar por outra, por que a outra prefeitura tem mais dinheiro, contrata e vai bancar aquele atleta.” O projeto desenvolvido por Ciro pretende coibir essa prática. A medida, segundo ele, faria com que os cidadãos se identificassem mais com as suas respectivas seleções e voltassem a prestigiar os jogos, indo aos estádios, consumindo produtos com a marca das seleções, gerando assim renda para manter o campeonato. “Chega a ser desleal, São Francisco do Conde, que é uma cidade rica, com dinheiro para investir, enfrentar Conceição da Feira, que é uma cidade pobre e acaba entrando só para competir.” Lamenta Ciro.

Outro ponto chave do projeto criado pelo comerciante é a divisão das seleções municipais em grupos regionais que levariam em conta o número de habitantes de cada cidade. “Não tem condições de Cachoeira, ou de São Félix, logo na primeira fase enfrentar Barreiras, ou Feira de Santana e tentar jogar de igual para igual.” Conclui

Ciro ainda revela que o esboço deste projeto já foi apresentado a pessoas importantes ligadas ao esporte no estado, como o radialista Sílvio Mendes e o ex-presidente da FBF, Marcos Andrade. Apesar do esforço para concluir o projeto, ele garante que não pretende lutar para vê-lo implantando. “Hoje eu sou um homem doente. Então, eu não vou sair daqui de Cachoeira para levar esse projeto em Salvador, ou em outro lugar. Se alguém quiser, vai ter de vir aqui buscar.”


Foto: Toni Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário