Chama o SAMU


Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esse é o significado da sigla SAMU estampada ao lado do número 192 que com certeza você já deve ter visto em uma ambulância. Nos últimos meses então, o SAMU se multiplicou e agora já está presente em mais de 30 cidades da região. Mas o que é o SAMU? Como ele funciona? Desde quando ele existe? A Reconvexo Magazine traz agora para você algumas respostas sobre o SAMU, que você pode até não querer ler. Mas, um dia pode precisar... Quem sabe?!

Apesar de novo por aqui, a ideia do SAMU não é nova e muito menos brasileira. O primeiro SAMU foi inaugurado na França, no ano de 1986 e é lá que se encontra o serviço de atendimento emergencial mais eficiente do mundo. No Brasil, o serviço chegou em 2003, a Porto Alegre e Ribeirão Preto, como parte integrante da Política Nacional de Atenção As Urgências do Sistema Único de Saúde (SUS). O SAMU regional cuja sede fica em Santo Antonio de Jesus foi inaugurado no ano passado, os municípios receberam os veículos de salvamento do governo federal e investiram na montagem das equipes e das bases para os veículos.

De acordo com a portaria que criou o SAMU brasileiro, um resgatado pela equipe de salvamento nunca pode ter o atendimento negado em hospitais. Por isso, as unidades de saúde da região são obrigadas a reservar um número de leitos para o SAMU. Esse número varia de hospital para hospital.  As ambulâncias, maioria por aqui, também são diferentes. Existem dois tipos, a Unidade de Salvamento Básico (USB) e Unidade de Salvamento Avançado (USA). A diferença é que as unidades avançadas são UTI’s móveis e sua equipe é composta por um médico, um enfermeiro e um motorista-socorrista. Já nas unidades básicas a equipe é formada por um motorista-socorrista e um técnico de enfermagem.

No Recôncavo, Santo Antonio de Jesus e Cruz das Almas foram escolhidas respectivamente como sede e sub sede regionais, responsáveis também pela fiscalização e regulação das outras unidades do serviço na região. Quando alguém de São Félix, por exemplo, liga para o 192, a ligação vai parar na Central de Regulação, em Santo Antonio de Jesus e é o médico-regulador de lá quem destina uma ambulância para socorrer a vítima e um hospital para onde ela deve ser levada.

Com ligações a custo zero, mesmo a partir de telefones celulares, o número de trotes destinados ao 192 é alto. A Central de Regulação contabilizou mais de cinco mil trotes só no primeiro mês de funcionamento do serviço. Uma campanha publicitária já está sendo pensada para conscientizar a população e diminuir os trotes. Esperamos que essa matéria também ajude, afinal de contas, nunca se sabe quem vai ser o próximo a precisar chamar o SAMU...

Tipos de Salvamento
O SAMU foi pensado para dar auxílio rápido e salvar vidas em casos como na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, em casos de intoxicação exógena, em caso de queimaduras graves, na ocorrência de maus tratos, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em casos de tentativas de suicídio, em crises hipertensivas, quando houver acidentes/trauma com vítimas, em casos de afogamentos, em casos de choque elétrico, em acidentes com produtos perigosos e na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Cidades Com SAMU
Amargosa, Castro Alves, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Jequiriçá, Laje, Maragojipe, Milagres, Mutuípe, Nazaré, Santa Terezinha, Santo Antonio de Jesus, São Felipe, São Félix, Tancredo Neves, Ubaíra e Varzedo.

Países Com SAMU
Argélia, Argentina, Áustria, Bélgica, Benim, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Espanha, França, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Marrocos, México, Portugal e Tunísia.


Foto: Natanael Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário